quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uruguai Planeja Criação de Cooperativas de Cultivo de Maconha e Colômbia Legaliza Uso Pessoal!

por Marco Hollanda

Na jornada rumo à legalização da maconha na América do Sul, o Uruguai vem aplicando uma goleada nos demais hermanos. Enquanto ainda lutamos para mudar uma legislação esquizofrênica que coloca usuários na cadeia, os uruguaios – que já descriminalizam o uso – articulam um projeto de lei para regulamentar as cooperativas de cultivo em um modelo semelhante às já existentes na Espanha.

De acordo com Juan Vaz, da organização Planta Tu Planta, algumas cooperativas já funcionam no Uruguai de forma clandestina. "Com elas podemos controlar a quantidade e a qualidade da maconha consumida, além de retirar o usuário do mercado negro". As estimativas apontam para cerca de 150 mil usuários de maconha no país, sendo que 60 mil fazem uso diário da erva.

Pelo projeto, cada associado à cooperativa canábica poderá retirar uma quantidade equivalente ao consumo de 3 gramas por dia, que também pode ser adquirida em cotas semanais, mensais ou anuais. O valor arrecadado com as mensalidades deverá ser o suficiente para cobrir as despesas de manutenção (pagamento de funcionários e manutenção das áreas de cultivo, etc.) sem gerar lucro. O projeto ainda coloca o Ministério da Saúde como responsável pela fiscalização desta estrutura.

Cortina de Fumaça na telona!

Se o Brasil ainda caminha a passos lentos para mudar sua lei de drogas, o campo cultural revela um cenário mais animador. Essa semana, o documentário Cortina de Fumaça entrou em cartaz em cinemas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, cumprindo um ciclo de divulgações que já passou por festivais nos cinco continentes e exibições públicas em universidades e centros culturais.

O lançamento do documentário colocou a maconha na pauta da grande imprensa, que no geral foi bem receptiva às teses defendidas por especialistas do campo social, médico e jurídico que aparecem na telona. O jornal O Globo ainda gravou uma entrevista com o diretor Rodrigo Mac Niven que falou da sua motivação para aquecer o debate da legalização e o aprendizado adquirido durante o projeto.

Autor fala sobre o documentario:

Fonte:
http://hempadao.blogspot.com/2011/09/uruguai-planeja-criacao-de-cooperativas.html

Um comentário:

Postar um comentário